O Ministério da Educação, em 2007, através da extinta Secretaria de Educação a Distância, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), elaborou a revisão do “Programa Nacional de Informática na Educação” (ProInfo). Uma nova versão do Programa, instituida pelo Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007, intitula-se “Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo” e postula a integração e articulação de três componentes:
a. instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática com computadores, impressoras e outros equipamentos e acesso à Internet banda larga);
b. formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC);
c. disponibilização de conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais, soluções e sistemas de informação disponibilizados pelo MEC nos próprios computadores, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD Escola etc.
Assim, surgiu o “Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – ProInfo Integrado” que tem como objetivo central a inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas escolas públicas brasileiras, visando princi¬palmente a: (i) promover a inclusão digital dos professores e gestores escolares das escolas de educação básica e comunidade escolar em geral; e (ii) dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem, com vistas à melhoria da qualidade da edu¬cação básica. Nesse contexto, o ProInfo Integrado congrega um conjunto de processos formativos, dentre esses processos estão o curso “Introdução à Educação Digital”, o curso “Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC” e o curso “Elaboração de Projetos”, todos lançados em 2008, com reedição e revisão em 2009. Apresentamos, aqui, sua reedição, na qual foi realizada uma revisão de conteúdos, que contempla o contexto atual da inserção de tecnologias na escola, a partir da ampliação do acesso e da conectividade, da disponibilidade de novos dispositivos e aplicações e, por fim, da necessidade de maior ênfase na apropriação curricular das TIC, assim como da reflexão sobre o impacto das novas mídias sociais nas escolas. Diante das necessidades pertinentes a esse último aspecto, houve a inclusão de mais um curso aos já existentes – o curso “Redes de Aprendizagem”.
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Há 10 meses