Olá, cursista!
Em continuidade ao curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, vamos conhecer, nesta unidade, alguns dos principais aspectos das linguagens e formas que caracterizam a grande rede mundial de informação: a Internet. Estudare­mos, também, os conceitos de hipertexto e hipermídia, os quais definem como navega­mos na Internet.

 
 
Atividades da Unidade 2
 
ATIVIDADE 2.1

Você deverá experimentar a navegação em hipertexto e discutir sobre essa experiência.

SUGESTÕES:
Porta Curtas Petrobras: http://portacurtas.org.br/
Portal Planeta Educação: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/coluna. asp?coluna=2
 
Navegue livremente no site do Portal do Professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html mantido pelo MEC e, em seguida, realizar uma discussão com todo o grupo a fim de socializar elementos interessantes encontrados por cada um no cami-
nho percorrido.
 
ATIVIDADE 2.2

Orientar os cursistas a navegarem em busca do conceito de hipertexto.
Texto: “Navegação à Deriva”




 
 
Fazer uma pesquisa na Internet sobre o conceito de hipertexto. Acessar a página do Google e iniciar a busca com a chave “o que é hipertexto?”.




 

 

 


ATIVIVIDADE 2.3


Propiciar reflexões sobre hipertexto. Video: “Hipertextualidade"
 
 



 





Após assistir ao vídeo, que tal registrar algumas reflexões?
  • Quais são os elementos presentes no hipertexto que não eram encontrados no texto?
  • Quais os elementos que mudam os processos de leitura e de escrita?
  • Como essas mudanças afetam o modo como ensinamos e aprendemos?

 
 
ATIVIVIDADE 2.4

 

Criação de um portfólio (postagem) em hipertexto, o seu hiperportfólio (BLOG)
 
 
Poste os endereços dos blogs criados, para que os cursistas possam socializar suas produções nesse espaço.



ATIVIVIDADE 2.5


Planejamento de uma atividade com hipertexto ou Internet
 
Planeje uma atividade com hipertexto ou Internet hiperlinkando a documentos tanto do PC quanto da internet.


 
 
ATIVIDADE 2.6

 
Prática Pedagógica – colocar em prática com alunos a prática pedagógica planejada na atividade anterior (Em GRUPO, o mesmo da atividade anterior)
 
 
ATIVIDADE 2.7

 

Registro digital da experiência da atividade 2.5 E 2.6.
 
Registre sua experiência de realizar as atividades 2.5 e 2.6 você deve remeter para arquivos feitos noutros
formatos, tais como texto, imagens, textos com imagens, apresentações de slides etc.
 
ATIVIDADE 2.8
 
Visita à Wikipédiahttp://pt.wikipedia.org
 
 
Essa atividade propõe que naveguem pela Wikipédia, buscando informações sobre conceitos, história e outros temas de seus interesses. Cadastre-se no site e ofereça contribuições.



 
 
ATIVIDADE 2.9


Navegar pela Wikipédia e pelo Wikcionário no endereço: http://pt.wiktionary.org/wiki/Wikcionário

Sugerimos que nessa atividade você também procure por alguns verbetes típicos da sua região. Anime-se, faça seu cadastro no ambiente e acrescente algum verbete; amplie a definição de outros, contribuindo com alguns sinônimos, algumas expressões regionais. Aproveite para colocar ali o que só alguém da região em que você vive faria.
 
 
 
ATIVIDADE 2.10

Reflexões e memórias da (autoavaliação) Unidade 2